Daghobé realiza 3º Fórum Sociocultural de Montes Claros e homenageia Mestre João Farias, ícone negro do Catopê

Nosso Instituto realizará nos próximos dias 03, 04 e 05 de julho 2024, no Museu Regional do Norte de Minas e no Sanchos Bar, o 3º Fórum Sociocultural de Montes Claros, um ciclo de conferências, debates, plenárias, mostra audiovisual online e musical que tem como objetivo maior aglomerar atores sociais diversos em torno de questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável da cidade.

O tema do evento é “Retomar & Compartilhar & Transformar”, três verbos que se colocam em face de uma cidade que, assim como outras do mesmo porte no país hoje, expõe baixíssimos índices de participação popular, não conta com ações significativas, da parte dos poderes públicos federais, estaduais e municipais de inclusão dos diferentes, dos grupos minoritários, negros, mulheres, indígenas, lgbtqia+, refugiados etc.

O FSMC, cujas primeira e segunda edições aconteceram em 2005 e 2015, propõe, através de sua temática, que, em primeiro lugar, a cidade seja retomada pelas cidadãs e cidadãos, que estes assumam seu direito à cidade. Na sequência, propõe que a experiência da cidade seja compartilhada, não evitada ou falseada, para que Montes Claros se transforme num lugar democrático, morada de pessoas, não mero canteiro de obras infra-estruturais.

O Mestre João Farias, ícone negro das Festas de Agosto na cidade, é o grande homenageado do FSMC 2024, especialmente como resposta ao claro racismo estrutural daqueles que não se lembraram do seu aniversário de 80 anos neste 2024. O Mestre faleceu no ano passado prematuramente, aos 74 anos, depois de uma vida de muito trabalho a favor da cultura montesclarense e pouco reconhecimento.

O Fórum é um espaço aberto a todas as participações, sem quaisquer restrições de classe, raça, gênero, credo e ideologia. Seu objetivo principal é contribuir para a formação de cidadãos críticos, capazes de atuar produtivamente em processos de melhoria das condições de vida da população. Os participantes devem fazer sua inscrição gratuitamente via email institutodaghobe@gmail.com ou na abertura do evento para receberem certificado.

Programação

A programação do 3º Fórum Sociocultural de Montes Claros se estende por três dias e três noites em dois espaços localizados no centro histórico de Montes Claros: o Museu Regional do Norte de Minas e o Sanchos Bar. Toda a programação reflexiva do evento acontece no Museu, com conferências, debates e plenárias de 9 às 17 hs. No Sanchos, acontecem as atividades artísticas, celebrações do Mestre João Farias.
O FSMC se abre na quarta-feira 03 de julho, às 9hs da manhã, com mesa com participação de autoridades e representantes de diversos setores da sociedade especialmente convidados. Às 10:30, o professor Anelito de Oliveira, Diretor-presidente do nosso Instituto e Coordenador-geral do Fórum, apresenta a conferência “Dois fóruns, duas décadas: memórias dos FSMCs de 2005 e 2015”.

Ainda no primeiro dia do evento, no horário de 14 às 16 hs no Museu, haverá o debate “Poder público e minorias em Montes Claros na terceira década do século 21: como retomar o sentido democrático da ideia de cidade?” com a participação da jornalista Márcia Braga, do músico Sivaldo Ribeiro dos Santos e da professora Luci Helena Martins. O debate será mediado pela socióloga Ruth Ramos, Diretora-Secretária do nosso Instituto.

Às 17h do mesmo dia, no Canal TV Daghobé, haverá o CineFarias, exibição de recortes audiovisuais dos Catopês e do Mestre João Farias. Na sequência, a partir das 19hs, o FSMC passa a ocupar o espaço Sanchos com a atividade denominada ZanZação, uma celebração de João Farias por vários músicos da cidade sob a coordenação de Victor Hugo Manga, músico e produtor que também é membro do Conselho Fiscal do nosso Instituto. ZanZação acontecerá nas três noites do evento no Sanchos.

Na quinta-feira, às 9h da manhã, as atividades do Fórum recomeçam destacando a questão racial com a conferência “O povo negro em Montes Claros: Mestre João Farias e seu legado”, que será apresentada pelo psicólogo e professor Antônio Carlos Ferreira. Na sequência, às 10:30hs, a professora e diretora de teatro Mírian Walderez comanda a primeira plenária aberta do evento, que tem como tema “Montes Claros na terceira década do século 21: o que está acontecendo no campo da cultura?”.

Às 14hs, o foco do evento será a comunidade Lgbtqia+, com o diretor teatral e produtor cultural Nelson Bam Bam Júnior apresentando a conferência “O povo Lgbtqia+ em Montes Claros: Igor Xavier e seu legado”. Na sequência, às 16hs, todas as atenções se voltarão para a questão da política em Montes Claros com o professor Gilmar Ribeiro comandando a segunda plenária aberta com o tema “Montes Claros na terceira década do século 21: o que está acontecendo no campo da política”.

Depois de mais um CineFarias no Canal TV Daghobé às 17hs e uma segunda noite de ZanZação no Sanchos na quinta-feira 4 de julho, o FSMC iniciará o terceiro e último dia, sexta-feira 5 de julho, com a conferência “O povo trabalhador em Montes Claros: quem foi e ainda é?”, que será apresentada pela professora Maria Railma Alves. Logo depois, às 10:30hs, o professor Roney Versiani Sindeaux comanda a terceira plenária aberta do evento que tem como tema “Montes Claros na terceira década do século 21: o que está acontecendo no campo da economia?”.

Os trabalhos do terceiro dia prosseguirão às 14hs no mesmo cenário do Museu com a mesa “O povo libertário em Montes Claros: Elthomar Santoro Jr. e seu legado”, da qual participarão os músicos Marcim da Gaita, Sholmes Souto e Ricardo Vianna, amigos e parceiros do ícone da cultura pop da cidade, sob a mediação de Ismoro Daponte, irmão de Santoro, também músico seu parceiro.

Às 16hs, o professor Elton Dias Xavier comandará a quarta e última plenária do Fórum que tem como tema “Montes Claros na terceira década do século 21: o que está acontecendo no campo dos direitos humanos”. Às 17hs, seguirá o CineFarias na TV Daghobé e logo depois, às 19hs, o 3º Fórum Sociocultural de Montes Claros se encerrará com mais uma noite de ZanZação em homenagem aos 80 anos do Mestre João Farias no Sanchos.

Endereços: Museu Regional do Norte de Minas fica na Rua Coronel Celestino, 75, Corredor Cultural, Montes Claros, Minas Gerais. Sachos Bar fica também no Corredor Cultural, na Rua Justino Câmara, 69. Mais informações: institutodaghobe@gmail.com

2 Resultados

  1. Maia Veronica disse:

    Que evento maravilhoso, parabéns pela realização! Estamos precisando dessas ações de diálogo, elucidação dos caminhos que nos trouxeram até o lugar em que estamos, educação e cultura críticas.

  2. Marlene Xavier disse:

    Parabéns a todos os envolvidos com a Cultura em Montes Claros. Os nossos valorosos agentes culturais imbuídos do sentimento de amor à nossa cidade colocam a mesma no topo do cenário da cultura nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *