Daghobé participa de criação de rede de comunicação que visa articular povo negro

Fausto Antônio, professor da Unilab, é um dos intelectuais negros à frente da Rede de Comunicação Matracas. Foto: Divulgação

Nosso Instituto Daghobé está empenhado na construção de uma rede de comunicação que tem como propósito promover a visibilização do povo negro brasileiro e contribuir para o enfrentamento devido dos problemas societários que se apresentam no tempo presente, a começar pela Pandemia provocada pelo coronavírus.

O nome da Rede é TV Matracas, iniciativa de vários intelectuais negros e negras situadxs em diversos lugares do país, como São Paulo e Bahia, tendo à frente o professor e escritor Fausto Antônio, docente da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira).

A proposta consiste na construção de uma grade de programação reunindo processos audiovisuais que já vêm sendo executados nas redes sociais por negros e negras nos últimos anos, como o canal no Youtube “Notas de escurecimento”, sob coordenação do escritor Plinio Camillo, e o “Matracas Ancestrais”, sob coordenação de Fausto Antônio.

Nosso Instituto Daghobé tem sido representado pelo seu Presidente, Professor Anelito de Oliveira, nas atividades de construção da Rede Matracas desde o início, afirmando o compromisso da Entidade com a concepção e implementação de projetos que contribuam para o empoderamento do povo negro no país.

“Não há dúvida de que a superação do racismo só pode ser alcançada à medida que o povo negro ocupar lugar de sujeito na história, falando por si mesmo, tornando-se visível, analisando a vida social com seus próprios parâmetros, o que implica criar iniciativas no âmbito da comunicação social”, diz Anelito de Oliveira.

Como parte do apoio da Entidade, o canal “Diário Negro”, concebido e coordenado por Anelito de Oliveira no Youtube, terá uma edição especial todo domingo, de 20 às 21:30, em formato de live dentro da programação da TV Matracas, processo iniciado no domingo 04 de abril último.

Sempre com uma bancada formada por Anelito de Oliveira, Ildenilson Meireles, filósofo e professor da Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros), e um convidado, o “Diário Negro” abordará questões sociais prementes, como a relação entre racismo e Pandemia, tema do primeiro programa disponível no Youtube.

A grade de programação da TV Matracas ainda está em construção, devendo ser definida brevemente  à medida que novxs coordenadorxs de atividades no espaço virtual atenderem a solicitação já feita de que participem da rede. Semanalmente, a programação será divulgada neste site. Contato: institutodaghobe@gmail.com, Assunto: Rede Matracas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *