Daghobé articula implementação de encontro transcontinental de literaturas das margens do mundo

Tom Zé

Nosso Instituto está iniciando a implementação do projeto Terceira Feira: encontro transcontinental de literaturas das margens do mundo, que tem previsão de acontecer anualmente na cidade de Diamantina, patrimônio histórico da humanidade, sempre no período de 11 a 15 de setembro.

A cidade mineira de Diamantina receberá escritores das margens do mundo

O evento pretende contribuir para o impulsionamento da economia da cultura, um dos veios mais lucrativos da economia brasileira, reunindo autores, editores, livreiros, distribuidores, leitores, pesquisadores, professores, críticos, jornalistas, artistas e interessados em geral.

Terceira Feira é um dos dez itens do eixo cultural do Projeto Sociocultural Daghobé, conjunto de ações sociais educacionais que visam impactar significativamente o desenvolvimento humano na vasta região dos Gerais, da qual fazem parte os vales do Jequitinhonha, Mucuri, Gorutuba e São Francisco.

“Escolhemos Diamantina para assentar o Projeto Terceira Feira porque, entre as cidades históricas mineiras, é a que representa o nosso sertão e sua gente historicamente esquecida pelo centro hegemônico do poder político e cultural”, afirma o Diretor-presidente do Instituto Daghobé, Anelito de Oliveira, responsável pela concepção e coordenação geral do projeto.

Terceira Feira tem propósito inovador no segmento de festivais literários no país, cuja principal referência é a Festa Literária de Paraty. Pretende dar visibilidade às literaturas que se produzem à margem dos grandes centros capitalistas brasileiro, europeu e estadunidense.

Anelito de Oliveira, Diretor-presidente do Instituto Daghobé, concebeu e coordena o Projeto Terceira Feira

A programação, ainda em construção, contará com grandes escritores do sertão mineiro, do Nordeste e Norte do país, de países latino-americanos e árabes, bem como com autores que integram diásporas na Europa e na América do Norte, exilados, migrantes, refugiados.

Além de exposição e venda de livros de pequenas editoras situadas às margens do eixo Rio-São Paulo, Terceira Feira contará com conferência, debate e colóquios inéditos sobre temas como revistas, canais e podcasts literários, revistas impressas, formação de leitores de literatura contemporânea e revistas impressas.

Entre os autores e autoras previstos para participar da Terceira Feira estão as brasileiras Viviane de Santana Paulo, radicada em Berlim, Vera Casa Nova, Madu Costa, Marli Fróes, France Gripp e Maria Inês de Almeida, os brasileiros João Diniz, Guido Bilharinho, Carlos Barroso, Cláudio Bento e Maurício Vasconcelos, os angolanos Bendinho Freitas, João Maimona e Antonio Fonseca, os moçambicanos Ungulani Ba Ka Khosa, Pedro Pereira Lopes e Marcelo Panguana, as santomenses Conceição Lima e Inocência Mata, entre muitos outros.

Terceira feira impulsionará a economia da cultura em Diamantina no próximo setembro

Terceira Feira deverá contar ainda com grandes shows de artistas do “cantopalavra” nas margens do mundo, como Tom Zé, Passoca, Ná Ozzetti, Chico César e Titane e a moçambicana Mingas, sistematicamente ignorados pelos operadores do mercado cultural.

O evento, que terá um impacto enorme sobre a economia diamantinense, gerando inúmeros empregos e renda, está sendo construído colaborativamente sob a liderança do nosso Instituto em parceria com a Revista Sphera Habitações do Encantado. Vários atores do terceiro setor, Estado, iniciativa privada, empreendedores e autores estão sendo mobilizados num grande ajuntamento democrático.

Ao longo de todo o mês de maio estão sendo definidas parcerias, apoios,  participações e logística. O anúncio oficial da programação provisória do evento será feito no próximo 01 de junho de2024 em Ouro Preto, no encerramento do happening O Evento Mansur 2, atividade em homenagem ao poeta Guilherme Mansur que conta com apoio institucional do Instituto Daghobé.

Mais informações: institutodaghobe@gmail.com   

1 Resultado

  1. Sigamos abrindo janelas, portas, escancarado o mundo , para q nós com toda Arte,invenção,humanismo,irmandade, responsabilidade política & poética,ocupemos nossa parte nesse mundo
    Sigamos ombreados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *