Daghobé homenageia o artista plástico Konstantin Christoff no podcast Na pancada do ganzá

O artista plástico Konstantin Christoff nasceu na Bulgária e viveu em Montes Claros, onde morreu há dez anos. Foto: Divulgação

O novo episódio do podcast Na Pancada do Ganzá, produto sonoro oficial do nosso Instituto Daghobé, já está no ar desde o  último fim de semana, apresentando conteúdo de qualidade social, cultural e humanitária.

Em destaque, homenagem a Konstantin Christoff, maior expressão das artes plásticas do sertão mineiro no século XX, cujos 10 anos de falecimento completaram-se no dia 21 de março último.

Konstantin nasceu em Strajitza, na Bulgária, em 1923 e se transferiu para o Brasil com mãe e irmão em 1933, aqui encontrando o seu pai, que chegou ao país em 1928. A família se estabeleceu em Montes Claros, epicentro do sertão mineiro.

Médico, Konstantin  teve papel fundamental no desenvolvimento da medicina na região, atuando especialmente no tratamento, através de cirurgia, da doença de bócio, popularmente conhecida como “papo”.

O episódio ressalta ainda conversa com a jornalista, professora e pesquisadora Rosane Borges, maranhense radicada na cidade de São Paulo há vários anos, uma das principais referências da intelectualidade negra no país.

Também estão na quarta edição de Na Pancada do Ganzá leitura de trecho do conto “O grande samba disperso”, de Guimarães Rosa, e o editorial Carta do Sertão, que destaca a gravidade galopante da Pandemia.

O Podcast tem redação e locução de Anelito de Oliveira, presidente do Instituto Daghobé, e assistência de produção de Victor Hugo Manga. O acesso pode se dar pelo spotify ou qualquer outra plataforma de aúdio. Contato: institutodaghobe@gmail.com, assunto: Na Pancada do Ganzá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *