“Daghobé foi fundado para defender famílias pobres e negras do sertão”
Fundador do Instituto de Desenvolvimento Humano Daghobé, Anelito de Oliveira estava afastado da direção da entidade desde novembro de 2021 em razão de atividades acadêmicas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como Professor Visitante de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, o que o levou a deslocamentos ao continente africano.
Ao longo dos últimos dois anos, o professor não deixou de manter sua colaboração voluntária com o nosso Instituto, reafirmando constantemente seu compromisso com a consolidação de Daghobé como instrumento de intervenção social em prol da elevação do IDH dos grupos minoritários do sertão mineiro e regiões congêneres.
Entre as muitas contribuições que Anelito de Oliveira deu ao nosso Instituto só nesse período estão a elaboração de inúmeros projetos para captação de recursos, várias articulações interinstitucionais dentro e fora do país, direção dos webdocumentários “Memória do invisível” e “Triste tropeiro”, mediação dos debates do evento “Cinema & Direito & Diversidade” e apresentação do Programa Diário Negro no âmbito da rede de comunicação negra TV Matracas.
De volta à Presidência do nosso Instituto, Anelito de Oliveira afirma todo o seu entusiasmo de continuar lutando pela consolidação do que considera uma utopia fundamental num tempo absurdamente distópico: um espaço livre, posicionado no terceiro setor em pleno Brasil profundo, para abrir caminhos esperançosos em meio às desesperanças cotidianas.
“Precisamos lembrar sempre que o Instituto Daghobé foi fundado não por questões menores, fantasias ególatras, oportunismos”, afirma o nosso Diretor-presidente, “mas pela extrema necessidade de contarmos com um espaço de ação social em prol dos dagobés, ou seja, dos membros das famílias pobres, negras, indígenas, trabalhadoras, sacrificados pelos donos brancos do poder no sertão”.
A posse da nova diretoria do nosso Instituto acontecerá brevemente em local, data e horário que serão amplamente divulgados. Será um evento misto, presencial e online, com participação de representantes dos vários segmentos societários comprometidos com a produção do bem comum acima de quaisquer outros interesses.
Anelito,isso é missão.Nao deixe esse instituto ser esquecido!!
Parabéns, amigo! Viva o Daghobé!
Obrigado, Cássia. Participe! Conecte sua instituição ao nosso Instituto. Um grande abraço. Anelito
Vamos juntos nessa nossa LUTA q é para todo o sempre. Avante ?
Prezado Aroldo, obrigado. Abs. Anelito