Daghobé destaca Gabriel Filpi, “Manuelzão e Miguilim” e a Páscoa Na Pancada do Ganzá
O quinto episódio do Podcast Na Pancada do Ganzá, produto sonoro do nosso Instituto Daghobé, já está disponível desde o último sábado 03 de abril no Spotify e outras plataformas de áudio na internet.
Desta vez, o destaque é o trabalho do multiartista Gabriel Filpi, que participa do quadro Café Daghobé concedendo entrevista em que fala de sua trajetória e comenta seu primeiro curta-metragem, “Qualcor”, lançado recentemente.
Filpi nasceu na cidade sertaneja de Salinas e está radicado em Montes Claros, epicentro do grande sertão mineiro, há vários anos, onde se destaca como escritor, músico, ator, performer e produtor cultural.
Seu curta-metragem “Qualcor”, acessível através do Youtube, é uma criação das mais inventivas que se propõe a partir de um horizonte interartes, fundindo elementos pictóricos, musicais e teatrais, configurando um gesto barroquizante intenso que coloca em relevo a sertanidade.
O novo episódio de Na Pancada do Ganzá traz ainda leitura de trecho da novela “Manuelzão e Miguilim”, um dos escritos mais célebres e arrebatadores de Guimarães Rosa, no qual se afirma a potência humanizadora da literatura.
Na Pancada do Ganzá traz ainda, no seu editorial Carta do Sertão, o ponto de vista do nosso Instituto Daghobé sobre a Páscoa, enfatizando a necessidade de, neste momento de Pandemia, retomarmos o sentido da palavra hebraica “Pessach”, donde veio o sentido de Páscoa como passagem, libertação e esperança.
O Podcast Na Pancada do Ganzá tem redação e locução de Anelito de Oliveira, assistência de produção de Victor Hugo Manga e periodicidade semanal, sendo publicizado toda noite de sábado. Contato: institutodaghobe@gmail.com, Assunto: Na Pancada do Ganzá.