Kambansa em Portugal

Kambansa em Portugal destacou Terceira Feira e comemorou 50 anos de independência dos Palop

Aconteceu de 14 a 18 de abril a primeira edição em Portugal da Terceira Feira / Kambansa (TF/K). O evento homenageou os Palop (Países africanos de língua oficial portuguesa) em seus 50 anos de independência. A TF/K contou com riquíssima programação cultural, acadêmica e literária em Coimbra, Porto e Lisboa.
O evento foi concebido e realizado pelo nosso Instituto sob a coordenação geral do Professor Doutor Anelito de Oliveira, Diretor-presidente da Entidade.
TF/K é uma extensão da Terceira Feira: encontro de literaturas das margens do mundo, que se realiza desde setembro do ano passado na cidade de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.
A palavra “kambansa” significa travessia na língua crioula falada pelo povo de Guiné-Bissau. Trata-se de sentido esclarecedor da TF/K: atravessar o Atlântico e promover em Portugal a solidariedade dos povos do Sul Global em torno do enfrentamento de questões prementes, como o antropoceno, eventos climáticos extremos, e a derrocada do estado democrático de direito.

Destaques

A programação destacou a apresentação da Coleção Infame Ruído, mapeamento da produção literária de autores situados em territórios marginalizados pelos centros hegemônicos em escala global e regional.
A Coleção, produzida pela Editora brasileira Inmensa Editorial, tem como prioridade contribuir para a elevação do IDH através do impulsionamento do processo de formação de leitores em escolas públicas latino-americanas, africanas e asiáticas.
A Infame Ruído é item estruturante do Projeto Terceira Feira: encontro de literaturas das margens do mundo e 25% dos livros produzidos são doados a escolas públicas, processo contínuo iniciado em 2024 pelos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no Estado de Minas Gerais, no Brasil.

Africanos

Entre os 25 autores publicados ano passado na Coleção Infame Ruído, estão sete dos Palop: os angolanos João Melo e José Luís Mendonça, os moçambicanos Pedro Pereira Lopes e Álvaro Fausto Taruma, a guineense Odete Costa Semedo, o cabo-verdiano José Luís Hopffer C. Almada e a são-tomense Conceição Lima. Também assinam as capas dos livros desses autores dois artistas dos Palop: o guinense Nú Barreto e o angolano Luandino de Carvalho.
Os livros impressos, que por enquanto têm circulação restrita ao Brasil, serão apresentados durante a TF/K 1, assim como os demais títulos de 18 brasileiros, mas brevemente serão todos produzidos e lançados em PT e, também, nos demais países de língua portuguesa pela Inmensa Editorial.

Inmensa Portugal

Outro grande destaque da programação da TF/K foi o início das atividades da Inmensa Editorial em Portugal com o propósito específico de impulsionar a difusão de vozes do Sul Global, a formação de novos leitores e contribuir para a produção de consciência crítica sobre a história em curso.
Os dois primeiros lançamentos da Editora de livros produzidos em PT aconteceram no âmbito da TF/K no dia 17 de abril na Livraria da Travessa Lisboa, às 18:30: “República das rosas”, de Edu Tolenda, e “A habitante”, de Viviane de Santana, dois romances que versam, respectivamente, sobre a última ditadura no Brasil (1964-1985) e sobre a distopia contemporânea.

Programação

A programação da Terceira Feira/Kambansa contou com as seguintes atividades:

14/04 – Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, 15 às 18hs, Mesa-redonda, tema – Confluências marginais: as relações entre os países de língua oficial portuguesa ontem, hoje e amanhã

Participantes mesa de Abertura: Lauro Moreira (Embaixador brasileiro, Presidente do Conselho do Observatório da Língua Portuguesa junto à CPLP), Pires Laranjeira (Professor Doutor português, Pesquisador e Ensaísta, Universidade de Coimbra), Anelito de Oliveira (Professor Doutor brasileiro, Escritor, Pesquisador, Editor, Diretor-presidente do Instituto Instituto de Desenvolvimento Humano Daghobé)
Mediação: Bento Monteiro, Doutor, Presidente da Casa de Angola em Coimbra

15/04 – Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Cátedra Agostinho Neto, 15 às 18hs, Mesa-redonda, tema: Sagrada esperança: o papel de Agostinho Neto na construção da independência de Angola e da soberania dos povos africanos

Participantes: Viviane de Santana Paulo (Escritora brasileira radicada na Alemanha, tradutora, jornalista, ensaista, Coordenadora do Colóquio Escritas Apátridas no âmbito da Terceira Feira; encontro de literaturas das margens do mundo), Francisco Topa (Professor Doutor português, Pesquisador, Ensaísta, Diretor da Cátedra Agostinho Neto, Universidade do Porto), Anelito de Oliveira

Mediação: Vitor Bedeti (Professor brasileiro, Pesquisador, Doutorando Universidade do Porto)

16/04 – Fundação José Saramago, Lisboa, 15 às 18hs, Mesa-redonda: Levantados do chão: os 50 anos de independência dos Palop e a luta contracolonialista dos povos do Sul Global no século XXI

Participantes Mesa de honra: Anelito de Oliveira, Pilar Del Rio (Presidenta da Fundação José Saramago) e Herlander Velhas (Representante da Embaixada de Angola em Portugal)

Participantes de Mesa Conferência: Suaré Baldé (Guinense, Conselheiro Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Guiné-Bissau), Tony Tcheca (Guinense, poeta, jornalista), Anelito de Oliveira

Mediação: Janaelle Neri (Gestora brasileira do Fundo de Impacto Lusófono, Coordenadora da Rede de Impacto Lusófono)

Participantes de sessão de leitura: Tony Tcheca e João Fernando André (Angolano, Poeta, Professor)

Homenagem especial: Escritor brasileiro Edu Tolenda, autor do livro República das Rosas

Participante: Dorinha Grossi (Cantora e compositora brasileira)

17/04 – Livraria da Travessa Lisboa, 18:30: lançamento do livro “República das Rosas”, de Edu Tolenda, “A habitante”, de Viviane de Santana, “Coleção Infame Ruído” (18 autores brasileiros e 7 africanos) e outros títulos da Inmensa Editorial Portugal.

18/04 – Café A Brasileira, 17hs, Kambansa de Encerramento: encontros, conversas, leituras

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x